Skip to content

Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2013

Em 1977, a ONU adotou o Dia Internacional da Mulher para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Como o assunto predominante deste blog é a MODA, vou falar um pouquinho de uma mulher que tem tudo a ver com este dia!

Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971), mais conhecida como Coco Chanel, apelido dado pelo pai quando criança, é uma das estilistas que mais influenciaram a moda mundial, considerada uma das forças do movimento feminista do começo do século passado!! Ela nunca se “adaptou” à moda de sua época. Elegância e simplicidade eram prioridades em seu guarda-roupa.

Começou vendendo chapéus de estilos simples, sem grandes adornos de flores, como era de costume na época, às damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. A partir daí decidiu dedicar-se à costura. Coco dizia que no mundo da moda havia um excesso de homens que não sabiam como proporcionar o conforto às mulheres. E foi por isso que seu estilo revolucionou o século XX. Ela libertou a mulher das faixas e corpetes apertados em saias cheias de babados, permitindo que se sentissem livres e poderosas, vestidas de maneira simples e prática.

Cardigã, sapatos sem salto, jérsei, calças, vestidos de corte reto e sem mangas, jaquetas, saias plissadas, tailleurs e bolsas com alças de corrente dourada (a clássica bolsa 2.55, criada em fevereiro de 1955, por isso o nome), foram algumas de suas inovações adotadas por aquelas que estavam cansadas dos costumes da Belle Epoque e do vestuário excessivamente ornamentado. Outra de suas grandes invenções foi o Little Black Dress, nosso tão querido Pretinho Básico, afinal, o preto era cor atribuída ao luto, e Chanel a transformou no curinga da mulher moderna. O comprimento de suas saias mostrou os tornozelos das mulheres, cujos pés passaram a contar com sapatos confortáveis de bicos arredondados. Pérolas eram seu acessório preferido, e seu corte de cabelo tornou-se simétrico, reto, mostrando a nuca. O eterno corte Chanel.

chanel_255

coco-chanel

CocoChanelQuote

Isso é só um pouquinho dessa mulher que admiro muito!! Quem não conhece sua história, vale a pena pesquisar. Até a mania pelo bronzeado no verão surgiu quando, após uma viagem ao Mediterrâneo, Chanel voltou com o tom de pele acobreado. Viram seu poder em ditar moda?

Assistam ao filme Coco antes de Chanel!!

Enfim, minha homenagem hoje vai para ela, e claro, para todas nós mulheres reais!!! Parabéns!!!

Bjuuuuuuu!!

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. Ilka DV permalink
    8 de março de 2013 12:30

    Parabns p vc tambm,aliais e nosso dia.

    Date: Fri, 8 Mar 2013 14:02:02 +0000 To: ilkapolly@hotmail.com

  2. jaquelinealtenhofer permalink
    8 de março de 2013 14:56

    feliz dia da mulher p vc também ,que vc conquiste todos os seus objetivo ,que todos seus sonhos de mulher seja realizado ,vc sabe representar bem as mulheres pois se preocupa com a beleza e com a saúde ,sempre seja linda e poderosa assim ..beijos

  3. 8 de março de 2013 17:37

    Feliz dia da mulher Nanaaaa! parabéns também por ser essa mulher incrível! tenho muita vontade de conhecer você pessoalmente, acredito que um dia chego la rsrs beijão

  4. Evellin Nunes permalink
    8 de março de 2013 19:42

    A história dela é muito legal. Nana feliz dia da mulher pra vc !!

  5. Thays Silva Lima permalink
    9 de março de 2013 14:27

    Nana eu achava esse negócio de moda uma …. mais depois que conheci o seu blog e o da Ina eu me apaixonei pelos look e tudo mais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s